Caro Presidente Marcelo

Antes de mais, que fique bem claro que gosto muito de si. Tenho a certeza de que é uma figura irrepetivel na História do povo português.

Esta semana veio a publico que no Natal apenas compra um presente, no máximo até dez euros. Que se reúne com os filhos e netos e fazem a tão simbólica troca, na qual cada pessoa vai ganhar apenas um presente.
Quem me dera fazer isso, dava cá um jeito financeiramente. Mas não sou capaz.
À conversa cá em casa, o meu Luís louvou-lhe a intenção de mostrar aos portugueses que há muitas formas de se viver o Natal, que não é necessário o consumismo desenfreado que se vive nesta época e que o essencial mesmo é estarmos juntos. Tudo muito bonito senhor Presidente, obrigado pela mensagem numa altura em que as pessoas perdem a cabeça e se endividam cada vez mais.
Mas sabe, existem de facto muitas formas possíveis de se viver o Natal. Quando eu era miúda, em nossa casa chegamos a passar um Natal apenas com uma sopa e sem um único presente para quem quer que fosse, essa forma certamente não iria o senhor dar como exemplo entre as tantas possíveis. De tal modo que a minha mãe, talvez pelo trauma de já o ter vivido, vive hoje o Natal com uma espécie de euforia, e mima os filhos e os netos com alguma anormalidade. Mas ela não é melhor nem pior do que ninguém. Ela apenas vive conforme as experiências de vida dela. E eu estou-lhe imensamente grata, pelos Natais mais pobres e pelos melhores também. Porque penso que graças a isso, eu fiquei no meio termo: nem gasto fortunas nem uso os trocos no fundo do bolso.
Concordo consigo que cada vez nos fica menos bem o consumismo. Mas hei-de sempre sentir-me feliz se puder mimar com um presente melhor quem mais amo, e a acontecer faz tanto sentido que seja no Natal.
Outra coisa. Muito provavelmente os seus filhos e netos já ganham presentes ao longo do ano e da vida nada simbólicos comparados com os do português comum. Por isso deixe-nos viver esta quadra sem culpas nem sentimentos de inferioridade.
O Natal mais feliz acontece em muitas casas, de muitas maneiras diferentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário