(...)

Não é norma mas vejo algum fundamento nas ultimas observações do senhor Trump sobre o CV19 e a China. Se forem ficando atentos às noticias, já não é só o senhor Trump a considerar que se deve ir mais ao fundo da questão. Está a morrer demasiada gente para deixarmos a coisa no ar. A consequência por ignorarmos a importância de se apurar a verdade até às ultimas circunstancias, pode muito bem vir a ser que dentro de pouco tempo teremos novo vírus à porta, igual ou pior.
Não vai ficar tudo bem por encontrarmos um culpado. Não é necessário que haja um culpado. Mas é importante a verdade.
(...)
Viram a reportagem sobre a forma como Israel se organiza na luta contra o CV19? E achamos nós que somos muito evoluídos. Nos hospitais ninguém morre sem que seja dada a oportunidade a um familiar de se despedir; para isso é dado ao familiar um fato de protecção homem-da-lua, igualzinho ao dos médicos. Comove-me que se faça de manter a dignidade humana na hora da despedida, um principio inquestionável.
(...)
Numa altura em que o melhor de cada um deveria ser a grande aposta de todos, surgem algumas pérolas que nem merecem comentário. Pequenos comércios continuam a vender uma máscara a quatro euros. Produtores vão para os principais jornais mostrar como é uma desgraça terem que deitar carradas de leite fora; deve ser porque não sabem que existem tantas instituições a quem doar, tantas famílias numerosas que estão a passar por dificuldades para alimentar crianças. Alguns hospitais privados cobram valores escandalosos aos clientes pelo material de protecção que tem que usar o médico, e já há quem pague mais pelo dito material do que pela consulta.
(...)
No país vizinho, nas ruas de Barcelona anda uma criatura à solta a matar sem abrigo, descompensou precisamente agora. Só numa noite apareceram três mortos com uma pancada semelhante na cabeça. Já não é só o frio, a fome, a solidão ou o CV19 que os mata. Caso para lembrar o dizer do povo: eramos pocos y parió la abuela!
(...)
Por causa destas notas e de tantas outras, não é verdade que o Planeta enviou este vírus para nos abanar. É evidente que está a ter inegáveis consequências positivas que nos obrigam à reflexão, mas está aí o numero de mortes para nos lembrar que consequências dolorosas e negativas também. Há gente que espremida, só dá pus, sem CV19 e com CV19. Uns mentem, outros procuram o conflito, outros vêm a oportunidade, outros vitimizam-se, tantos adoecem mentalmente porque infelizmente nem todos temos a mesma capacidade e oportunidade para crescer nas adversidades.
Desculpa querido Planeta, pelo que andamos a pensar que serias capaz de nos fazer; somos filhos ingratos até esse ponto. Parece quase necessidade de termos que encontrar uma explicação mística para suportar a gravidade da tragédia. Eu também não gosto da toxicidade dos Homens, mas mesmo assim preferia que este vírus nunca tivesse saído da ficção cientifica, por mais golfinhos que se avistem felizes. E há tanta gente genuinamente boa, não seria justo por esses.
Disse tão bem o Ricardo Araújo Pereira, como se nós tivéssemos tal importância vistos do Universo...

Sem comentários:

Enviar um comentário