Sobre a importância das tradições em familia

Quero um dia ser uma mãe natal. Como tem sido a minha mãe toda a vida. Daquelas que fazem rabanadas, filhoses, aletria, roupa velha. Daquelas que três dias antes do natal já estão com a cozinha on fire e só cheiram a canela. Daquelas que decoram a casa porque é preciso, porque só assim é que é natal. Daquelas que colocam no pinheiro bolas de 1975. Das que se esmeram na toalha de mesa na noite de natal. Das que têm umas festas só lá de casa, tão lá de casa que no ano novo é tradição haver um divino arroz de miúdos de cabrito. Das que não deixam nunca morrer as tradições.

Ainda sou daquelas que chegam e sentam-se à mesa, só. Mas aos quase 45 começo a sentir que morro se um dia isto tudo se perder. A minha mãe e a minha sogra não são eternas, e em linha contrária a minha filha cresce. Cabe-me a mim, num dia próximo, tomar as rédeas. Porque inevitavelmente vou ser eu a mãe natal das memórias da Maria. E se hoje o natal pode ser tão prático que se compra tudo feito, não sou capaz de ser tão moderna. A cozinha é o coração da casa, e o amor é o tempo que gastamos a preparar tudo para os nossos. Os vapores dos cozinhados a engrandecerem a aura da casa, os cheiros, a musica de fundo, a escolha do melhor azeite e do melhor vinho do Porto, as luzinhas bem bregas a piscar, é nesses detalhes que se escondem as grandes memorias dos corações mais felizes e quentinhos.

É desta que começo a escrever as minhas Christmas recipes. Enquanto as verdadeiras autoras ainda cá estão para me ajudar. Vou por isto na minha agenda para fazer com a minha mãe nas próximas férias juntas.

1 comentário:

  1. Há 16 anos, desde que fui mãe, que agarrei um pouco as rédeas do Natal. Na minha casa a minha mãe era dessas, das que cheiram a canela e das que tudo fazem, mas sempre fizemos tudo isso juntos. Desde que ela já não está cá para fazer, agarrei as rédeas todas, com unhas e dentes e confesso que não consigo largar. Há memórias e tradições que nunca deviam mudar, de tão bem que sabem e de tão bem que cheiram!
    Tenta fazer aos pouco. Agarrar o cavalo quando vai louco a galope é mais dificil :)

    ResponderEliminar