Expressão da minha terra que significa coisas tão diferentes e opostas como repugnância, enfado, surpresa, alegria, alivio, espanto. Expressão que me lembra a minha avó e me une à minha África-berço que não conheço. Uma palavra inteligente, que obriga a interpretar por inteiro a frase, incluindo a entoação e o sorriso ou a interrogação que dela fazem parte.
Muito mais do que Amor
Apercebi-me da chegada do Outono logo nos primeiros dias de Agosto. É sempre assim, ele chega bem mais cedo do que os livros e os professores nos ensinaram. De certa forma perco um pouco do Verão nesta extrema sensibilidade que aguça a perceção. É assim com todas as coisas.
Eu tenho pena de sentir assim.
Afeganistões da nossa História
Angustias
Não sei nada sobre a juventude de agora. Não sei como é que eles se divertem, não sei no que acreditam. Olho para a minha filha e apenas quero que ela seja - mesmo - uma boa pessoa. Vou procurar dar-lhe a educação mais cuidada que estiver ao meu alcance, mantendo-me sempre alerta de que no futuro as escolhas dela podem não ser sequer parecidas com as que eu e o pai possamos almejar. E não, para mim não importa só que ela seja feliz; importa sobretudo a qualidade de ser humano que ela será. E preciso rapidamente de recuperar anos, de voltar aos livros e dessa forma crescer em silêncio como as plantas: para aliviar este fosso de uma falta de conhecimento sobre quase tudo, que me abafa e me preocupa nos últimos tempos.
Por mim e pela Maria.
Essa coisa de irmãos
Que se amam, que se dão bem, que se protegem, que se preocupam, que partilham, que são a fortaleza do outro, que hão-de sempre ser miúdos quando se juntam, eu não sei o que isso é.
Somos quatro. E a dor dessa fartura que afinal é nula, eu nunca saberei explicar a ninguém. É como se me morresse alguém todos os dias, cada vez que eu sinto a falta deles. Mas o tempo e a vida são assim mesmo, apertam uns laços e afrouxam outros.
(...)
Saúde mental
Sempre tive mais medo das limitações mentais do que das físicas, pelo simples facto de que as mentais são mais sujeitas a maior imprevisibilidade no que diz respeito a cura. Quando de repente todos os becos são sem saída, quando só queremos descansar e dormir, quando já nem sequer queremos falar com ninguém, quando nos sentimos incapazes e a falhar em todas as áreas da nossa vida - e temos tudo para afinal estarmos bem mas porra não conseguimos estar - quando deixamos de perceber aquele rasto branco dos aviões no céu do verão, porque já nem olhamos nem reparamos mais, talvez seja hora de pedir ajuda.
Casa de ferreiro, espeto de pau.
Coisas boas a acontecer
O Cantinho do Zeca, transmitido pela RTP no dia 2.
Muito especial ver a nossa extraordinária juventude do mundo da musica actual cantar aquele que foi a voz da Liberdade. Nos tempos que correm, teve para mim um sabor especial. Há tantas formas bonitas de lutar, de nos exprimirmos.
(...)
Palavra para o mês de Agosto
Catarse.
Substantivo feminino, com origem filosófica, provem do grego Katharsis.
Significa libertação do que estava reprimido ou sensação de alivio causada pela consciência de sentimentos; limpeza ou purificação pessoal.
- dicionários online -